C.E.P.E.S.F
Alunos: Ana Caroline, Adson Souza, Adaias Lima, Laisa Santos, Tais Oliveira e Poliana Almeida
Série: 3° B-V
O núcleo: Missão ao Centro da Terra

O filme apresenta de início, acontecimentos curiosos e devastadores sem um motivo exato para acontecer, primeiro o relógio para, em seguida pessoas que usam marca-passo morrem, pássaros caem descontroladamente e uma nave que estava sobrevoando o espaço, desvia da sua rota. Até que um físico através de pesquisas e estudos, descobre que o real motivo para esses acontecimentos estranhos estarem ocorrendo, é que o núcleo da terra, está perdendo o seu movimento de rotação, devido a uma força ainda desconhecida que está agindo sobre o planeta. O núcleo tem importante função para a terra, ele é composto por ferro derretido que gera um campo de força denominado de campo magnético, que cerca e protege o planeta da radiação solar, e junto com a atmosfera, garante a vida no planeta.

Se esse movimento do núcleo para por completo, o mundo deixa de existir. Preocupado com o que pode acontecer, o físico procura outras pessoas para notificar o que está acontecendo, a primeira pessoa que o físico procura, não acredita muito no que ele fala, ele leva as informações adiante, e junta um grupo de pessoas para explicar o que aquele fator que está acontecendo pode causar, eles se juntam e tentam resolver e criar algo que possa trazer de volta o movimento do núcleo e a segurança de todos. Eles procuram por um homem que é especialista em construção de grandes máquinas e equipamentos para ver se existe alguma possibilidade de uma máquina chegar até o núcleo.
Com várias pesquisas e construções feitas, eles decidem ir ao centro da terra, para concertar o eventual problema, com uma nave que aguenta o imenso calor do centro da terra, bombas que seriam jogadas no núcleo e um grupo de pessoas formados pelo físico, a astronauta e quatro cientistas.

Eles iniciam a viagem ao centro da terra pelo mar, e vão alcançando ao passar das horas as camadas da terra, ao chegar no centro, eles descobrem que a bomba construída não seria capaz de reativar o movimento. Um dos cientistas, que por sinal já havia pensado em desistir da missão e não havia acreditado no físico quando ele falou sobre o que estava acontecendo, cria um plano de funcionamento das bombas para que sejam disparadas cada um em um tempo diferente, e isso possivelmente seria capaz de reativar o movimento. Esse plano foi executado, e deu certo, trazendo de volta o movimento do núcleo.

O filme é contraditório dentro da nossa realidade, um grande exemplo disso, são as pessoas dentro de uma nave que tem a capacidade de perfurar a crosta terrestre dirigindo-se ao centro da terra. No filme é apresentado um “Laser Sônico”, que é usado pela nave para escavar, também tem o uso de ogivas nucleares que são usadas para impulsionar o movimento do núcleo. Também é apresentado um material fictício, chamado de “unobitainium”, usado na construção da nave. Observando as teorias, os materiais e as possibilidades, a nave não seria capaz de suportar o calor e a pressão do centro da terra, sem contar com o material não existente usado na construção da nave.

Apesar de discordarmos do filme em alguns aspectos, o filme nos ajudou no entendimento de como funciona essa regulação e proteção do planeta. Através dos desastres acontecidos no filme devido ao desaparecimento do campo magnético, foi possível entender a sua importância. O núcleo tem uma conexão direta com a terra, ou seja, o que acontece no núcleo afeta as pessoas. Sendo assim, esse movimento realizado no núcleo é fundamental para a garantia de vida no nosso planeta, pois ele nos garante o campo magnético, capaz de proteger a terra da radiação cósmica emitida pelo sol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilha de Água Sanitária