Relatório
Pilha de água sanitária
             Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire


Ana Caroline do Socorro Coelho
Gleiciane Santos
Laísa Santos da Silva 
Meiriany Mendes
Poliana Almeida
Taís Oliveira

Resumo:

O experimento apresenta uma junção de química e física, por realizar processos que envolvem a oxirredução que refere-se a perda e ganho de elétrons, originando-se dessa reação a energia elétrica, no caso da pilha de água sanitária o valor de energia não chega a ser tão forte, pois o número maior obtido por essa, foi, 5,2 volts entres as três pilhas diferentes que foram construídas, ao longo do relatório  também foram listados algumas unidades de medidas utilizadas na medição da pilha sendo elas o volt, o ampère e o ohm, definindo a função de cada um deles. É descrito também os conceitos de cada processo realizado nas reações e conceitos da física. E além desses, o procedimento de como as pilhas foram construídas e como se o utilizar o aparelho medidor dos resultados que foram obtidos pela pilha, o multímetro. Mostrando a função de cada informação contida. Tendo como objetivo mostrar a construção do experimento e a explicação a cada processo realizado.

Palavras-chave: experimento, pilha e energia.

Introdução:

Este experimento nos leva á uma básica aplicação do princípio de Daniell, químico e meteorologista, que por sua vez, mostra como acontece a formação de energia em pilhas, pelo estudo da eletroquímica, ramo da físico-química que estuda as reações em que acontece a transferência de elétrons (reações de oxirredução) e a sua mudança em energia elétrica. Esse processo ocorre nas pilhas, que são dispositivos formados por elétrodos ( um polo positivo e outro polo negativo), além de um meio eletrolítico (solução condutora). Com isso, os elétrons são transferidos por um condutor externo do polo negativo para o para o polo positivo. Formando assim, uma corrente elétrica podendo ligar um aparelho. A função básica desses dispositivos é aumentar essa energia potencial das cargas que atravessam os dispositivos, chamados de força eletromotriz, essa é  representada pelo símbolo (f.e.m) sendo uma propriedade que qualquer dispositivo, em especial os geradores, tem de produzir uma corrente elétrica em circuito. É uma grandeza escalar cuja unidade de medida é o volt. Designando a tensão presente nos terminais de uma bateria ou gerador elétrico, antes da ligação de qualquer carga. Assim, conhecendo a f.e.m de um gerador, pode ser calculado a energia que ele fornece ao circuito durante certo tempo.
O processo de oxirredução mencionado acima, é uma reação química pela qual ocorre a transferência de elétrons, sendo essa palavra a junção de oxidação + redução, que são opostos mas se complementam, dependendo um do outro para ocorrer. Sendo a oxidação  perda de elétrons e o seu número de oxidação maior, e redução o ganho de  elétrons e o seu número de oxidação menor. A oxirredução é bastante comum no nosso cotidiano, como por exemplo um ferro que enferruja, com o tempo em contato com o oxigênio e água, se oxida, causando o ferrugem.
Não podemos nos esquecer das unidades de medidas em eletricidade, que são: volt, ampère e ohms.
O volt representado pela letra (V) é uma unidade de medida internacional utilizado para a medição da tensão elétrica, e possui duas definições diferentes, primeiro pode-se considerar volt a tensão entre dois pontos e um condutor através do qual passa a corrente de um ampère (A) e dissipada em um poder de wat (W) (unidade de medida da potência. Na outra forma volt é equivalente á diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, quando o transporte, incluindo um coulumb (C), é efetuado um trabalho de um efeito joule (J) ( unidade que mede a energia mecânica e também térmica). O volt recebeu esse nome em homenagem ao físico Italiano Alessandro Volta.
Ampère representado pela letra (A) é uma  unidade de medida que mede a corrente elétrica, tendo seu nome em homenagem a André Marrie Ampère, um francês cientista e físico . ou seja, o ampère mede o movimento ordenado (no mesmo sentido) das cargas que são chamadas de corrente elétricas.
O ohms, representado pela letra grega ômega, o ohms é a relação entre tensão de um volt e uma corrente de ampère, um elemento condutor ou isolante, que tenha uma resistência elétrica de 1 ohm, irá provocar uma queda de tensão de um volt a cada 1 ampère que passar por ele. E recebeu esse nome em homenagem a um físico matemático chamado George Simon Ohm.

 Os materiais utilizados para a construção da pilha, são de fácil acesso. Porém, os resultados obtidos não  são tão fortes, como por exemplo, na primeira pilha construída tivemos como resultado 1 volt, o que foi aumentando ao colocarmos mais duas pilhas, pois se uma deu 1 volt, adicionando mais, poderíamos dobrar ou triplicar a quantidade de volts, e papel alumínio enrolado no ferro, pois esse atua assim como o ferro, no processo de oxidação, por isso acreditamos que ao juntar os dois esse processo aumentaria, condicionando mais perda de elétrons e uma maior oxidação, para encontrar o valor desejado.
A produção de energia elétrica dessa pilha, acontece através da reação química entre o ferro e o fio de cobre que estão mergulhados em uma solução de água sanitária.
O zinco presente na composição do ferro atua como polo negativo enquanto o cobre atua como positivo. Nessa junção, é aplicada a lei de coulomb que refere-se as forças de interação (atração e repulsão) entre duas cargas elétricas puntiformes, com a dimensão de massa desprezível. Lembrando o princípio de atração e repulsão, segundo essa lei, cargas com sinais opostos se atraem e com sinais iguais se repelem. No caso da pilha, o processo utilizado é a atração, fazendo com que no processo de oxirredução os elementos perdam e ganhem elétrons.
A transferência de elétrons se dá de ferro para cobre, já que o ferro possui maior potencial de oxidação do que o cobre, a água sanitária é usada como meio aquoso para a melhor condução de elétrons. Ao longo do experimento pode-se observar um gasto no papel alumínio evolvido no ferro e já se pode notar um pouco de ferrugem no ferro, isso acontece pelo alto índice de oxidação desses componentes.  
A relação entre o experimento e o conteúdo do trabalho, é a transição dos elétrons para a formação de energia, então para haver a formação de energia através do movimento, ele não necessita ser visível, pois a energia gerada pela interação molecular entre o cobre e o ferro. Que será a energia gerada pelo experimento.

Procedimentos experimentais:

Para a construção da pilha foram utilizados os seguintes materiais: 1 tubete, fios de cobre, ferro, papel alumínio e 25 ml de água sanitária.
Para a montagem, inicie fazendo dois furos na tampa do tubete (estes servirão para a passagem do fio e do ferro), retire um pedaço de papel alumínio e enrole no ferro isso, segundo o nosso experimento ajuda no aumento de oxidação, passe os dois elementos ( o fio de cobre e o ferro) pelos furos feitos na tampa, cada elemento terá uma informação diferente, um será o polo positivo e o outro negativo, como já temos a explicação dessa condição, sabemos que o ferro será o negativo e o cobre o positivo, coloque água sanitária até encher o tubete e coloque a tampa no tubete já com os elementos posicionados de modo a que os dois fiquem mergulhados na água sanitária.
Ao final da montagem, a pilha deverá ser medida para então se ter um resultado. Para isso será necessário o uso do multímetro. Para usa-lo segue as dicas:
Para medir a tensão DC, posicione a chave rotativa em uma das faixas V       ( 2000mv, 200mv, 20mv ou 600v)
Para medir a tensão AC, posicione a chave rotativa em uma das faixas V ( 200v ou 600v).
Medidas de resistência posicione a chave rotativa em uma das faixas que tenha como símbolo o ômega grego, que se assemelha a uma ferradura.
Para medir corrente de DC, posicione a chave rotativa em uma das faixas  A ( 200mA, 2000mA, 20mA, 10 A).
Para melhor entendimento, segue as imagens abaixo:








Resultados e discursões:

Ao longo do trabalho foram construídas três pilhas em recipientes diferentes. Na primeira pilha, construída por três garrafas pets de 250 ml, tivemos como resultado inicial, 2,75 volts, daí surgiu a ideia de enrolar o ferro com papel alumínio para ver se iríamos obter um valor maior, e tivemos como resultado: 5,2 volts, foram medidos também a corrente elétrica, que deu: 3,0 mili-ampères. Na segunda pilha construída com três copos de vidro, tivemos como resultado: 4,20 volts, e de corrente elétrica: 2,3. Na nossa última e definitiva pilha, tivemos como resultado 1,1 volt  0,2 de corrente elétrica. podemos perceber que houve uma queda de valores dessa última pilha em relação as anteriores. Isso aconteceu porque essa,  foi feita em um único recipiente de tamanho pequeno, sendo que as outras foram construídas em três e de maior tamanho.
Podemos observar ao longo dos resultados que, o que trouxe um aumento na voltagem da pilha, foi o papel alumínio, o que nos leva a essa conclusão, é o resultado da primeira pilha, que após coloca-lo a voltagem aumentou. Descobrimos também que se o cobre e o alumínio se encostarem , diminuem os volts, a água sanitária pura ou com água normal juntas não fazem diferença, tendo o mesmo resultado. Sem esquecer uma parte muito interessante que foi observar que houve um desgaste no papel alumínio que estava enrolado no ferro, e o ferro enferrujou um pouco, aprendemos que isso aconteceu por causa da oxidação.




Conclusão:

Enfim, para concluir esse experimento, foram realizadas muitas pesquisas, para entender como tudo funcionava. Tivemos dificuldades ao longo da execução, principalmente do relatório, mas admitimos que esse trabalho teve uma função importante, pois ao longo do seu desenvolvimento aprendemos muitos assuntos e como isso se aplica na prática, que talvez com cálculos e provas não aprenderíamos de forma um pouco mais clara, algumas das dificuldades que tivemos foram transformadas em impulso e incentivo para que novas estudos e conhecimentos fossem adquiridos, discutimos bastantes sobre como seria feita a construção da pilha, tentamos até uns planos que não deram muito certo outros que deram, mas usamos a nossa imaginação. Descobrimos varias coisas interessantes, entre elas, uma que não poderíamos deixar de citar, onde colocamos em um recipiente com água sanitária umas bolinhas de papel alumínio e no outro dia quando pegamos o recipiente para usar vimos que as bolinhas tinham se desmanchado deixando algo parecido com um pó ou areia. Não sabíamos por que isso tinha acontecido até que pesquisamos e descobrimos que isso aconteceu pelo processo de oxidação. Esperamos melhorar cada vez mais em ralação a esses trabalhos, mas acreditamos que isso é questão de prática e que ao longo do tempo vamos nos aperfeiçoando.
           
Referências bibliográficas: 
https://www.google.com.br/amp/m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/amp/quimica/oxirreducao.htm
https://www.google.com.br/amp/m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/amp/fisica/pilhas-baterias-1.htm
https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/fisica/forca-eletromotriz/amp/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilha de Água Sanitária