Pilha de Água Sanitária


 

Pilha de Água Sanitária
Colégio Estadual Professor Edílson Souto Freire
André Adson Ribeiro
Camila Ferreira
Carlos Eduardo Souza
Claudio Henrique Santos
Joás Santos
Matheus Melo
RESUMO:
Está é uma experiencia bem simples e que pode ser feita utilizando materiais bastantes comuns, alguns de uso cotidiano. O intuito deste trabalho é demonstrar que através da junção de outros elementos e suas reações químicas consiga-se produzir energia, e  fazendo com que o leitor consiga construir uma mini pilha portátil caseira.

INTRODUÇÃO:
A criação da pilha teve inicio no ano de 1786, quando o anatomista italiano Luigi Galvani, ao estar estudando uma rã dissecada sobre sua mesa, na qual também estava uma maquina que gerava eletricidade em alta tensão. Observou contrações nas pernas do animal, no momento em que num incidente seu assistente tocou com a ponta  do bisturi no nervo interno da coxa do animal. Ele defendeu a ‘’teoria da eletricidade animal’’, na qual a energia estava contida nos músculos da rã e os metais eram apenas os condutores da eletricidade. Sua teoria foi descontinuada em 1800 pelo físico italiano Alessandro Volta,que através de diversos estudos, acabou descobrindo que quando os metais eram de materiais iguais não ocorriam contrações, demonstrando que não tinha fluxo de eletricidade. Assim foi confirmado que a eletricidade era produzida pelos metais e os músculos da rã era o condutor, ele foi o criador da pilha voltaica.
As pilhas de antigamente eram molhadas, feitas em uma solução aquosa e não forneciam uma corrente eletrica por um longo período. Eram uasadas em objetos de energia, tais como telégrafos, telefones, campainhas, e etc. Só poderiam ser usadas apenas uma vez e depois descartadas, hoje com o avanço da quimica, fisica e da tecnologia o modo de produção das pilhas mudou, agora conhecidas como pilhas secas, que são bem mais praticas para usar e transportar, além de fornecer uma melhor corrente eletrica por um período maior e ainda recarrega-las. Hoje é um objeto que mais usamos no cotidiano, encontrada nos rádios, brinquedos, calculadoras, lanternas, controle da Televisão e do som, controle do Xbox, relogio,e em outras infinidades de produtos eletronicos.
A ideia a ser transmitida através desta simulação é a que por meio de materiais de uso cotidiano junto das reações químicas, nada será impossível, como por exemplo a criação de uma pequena porção de energia






                           
[1]André Marie Ampère descobriu a ação mútua existente entre duas correntes elétricas e enunciou as leis que regem as atrações e repulsões.
[1]Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta seu feito principal não foi na eletricidade estática e sim na eletricidade dinâmica, mais precisamente em relação à corrente elétrica. Em 1800 Alessandro Volta comprovou sua tese construindo um dispositivo que produzisse um fluxo contínuo de eletricidade. Esse dispositivo recebeu o nome de "bateria elétrica", a primeira na história
[1]Georg Simon Ohm as Leis de Ohm, postuladas pelo físico alemão em 1827, determinam a resistência elétrica dos condutores. Além de definir o conceito de resistência elétrica, Georg Ohm demostrou que no condutor a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada.Foi assim que ele postulou a Primeira Lei de Ohm. Suas experiências com diferentes comprimentos e espessuras de fios elétricos, foram cruciais para que postulasse a Segunda Lei de Ohm. Nela, a resistência elétrica do condutor, dependendo da constituição do material, é proporcional ao seu comprimento. Ao mesmo tempo, ela é inversamente proporcional à sua área de secção transversal.
Primeira Lei de Ohm: Um condutor ôhmico (resistência constante) mantido à temperatura constante, a intensidade (i) de corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial (ddp) aplicada entre suas extremidades. R=U/I

Segunda Lei de Ohm estabelece que a resistência elétrica de um material é diretamente proporcional ao seu comprimento, inversamente proporcional à sua área de secção transversal. R=p.L/A

PALAVRAS CHAVE: Pilha, energia, água sanitária, reações químicas, materiais básicos, multímetro, corrente elétrica, experiencia.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma pilha caseira, utilizando: Água Sanitária, Fios, Aluminio, Fita Adesiva, Recipientes, que serão representados abaixo. Para criar seu circuito siga as instruções a seguir: Primeiro corte o fio em dois pedaços, depois desencape ambos na parte superior(acima) e inferior(abaixo), no recipiente coloque no lado esquerdo um fio e no lado direito o papel aluminio com a ponta do outro fio encima use a fita adesvia para segurar os fios e depois encha o recipiente com água e água sanitária, repita o processo até conseguir a voltagem desejada, tenha um pouco de atenção para que o fio e o papel aluminio não se encostem no fundo do recipiente. O fio que ficou sozinho será o lado positivo e o com aluminio o lado negativo.
[1]Volt (V): é o potencial de transmissão, em Joules, por carga eletrica em Coulumb, entre  pontos distintos no espaço.
[1]Ampére (A): estabelece o campo magnético  gerado por um condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica de intensidade (i), a uma distância (R) do condutor.
[1]Ohm (Ω): relação entre a tensão (volts) e uma corrente (ampéres) sobre um elemento, seja ele um condutor ou isolante.
 Foto 1: Recipientes
  Foto 3: Fios de Cobre 

Foto 2: Papel Alumio




 Foto 5: Fita Adesiva   



Foto 6: Resultado final da Pilha de Água Sanitária

   
     
                                  

                                          
                                                               
                                                    
Foto 4: Água Sanitária




Como medir a tensão elétrica numa bateria de 1,5V?  



 

 - Ponteira vermelha no borne do meio e a outra ponta no lado positivo(+) da pilha
 - Ponteira preta no borne COM e a outra ponta no lado negativo( – ) da pilha
 - Chave seletora na posição 20 volts Tensão Contínua







DISCUSSÃO DE RESULTADOS:

Anodo: elétrodo onde ocorre a oxidação   
    Com o uso do multímetro medimos a voltagem das seguintes pilhas num período de 3 horas
    
Oxidorredução trata-se da combinação de semirreações de oxidação (em que ocorre perda de elétrons) e de redução (em que há ganho de elétrons), assim, pode-se dizer que reações desse tipo tratam da migração de elétrons de uma espécie a outra.

Após as pilhas já estarem montadas, tiramos com a ajuda do multímetro as seguintes medidas no com os  resultados de 1,6 Volts (F.E.M: Força Eletromotriz), e 1,4 mA (Corrente elétrica).

F.E.M: 1,6 (E) = d.d.p: 1,4 (U) + calor: 0,2 (r.i: resistência interna)

Resistência dos fios
R= U/I
R= 1,6 /1,4
R= 1,14 Ω

Com a utilização da equação do gerador obtivemos o seguinte resultado:
r.i = 0,2
r.1,4/1000 = 2/10

r/100 = 166,7 Ω
           
 Cátodo: elétrodo onde ocorre a redução
                 
 CONCLUSÃO:
Através de muito esforço tivemos resultados satisfatórios, não foi fácil chegar ao conhecimento em relação as pilhas e seu funcionamento. No grupo conseguimos ter espirito de equipe e acreditar que somos capazes de produzir a atividade dada em sala de aula, no inicio duvidamos da nossa capacidade mas colocamos em prática, tirando dúvidas com o professor, diversos testes e no final ficamos bastantes surpresos com o resultado. Não houve desavenças entre os componentes, mas como tinham outros trabalhos, acabou ficando meio encima da hora para reunirmos, por meio desse processo químico produziremos energia que terminará na sua oxirredução, e que temos a capacidade de aprender e reproduzir algo que é do nosso interesse e consumo,a parti da atividade dada em sala de aula, que não só incluímos a matéria de Física, como a de Química e Matemática, pelos materiais que iriam para o lixo e outros que utilizamos no dia-dia como a garrafa plastica e a água sanitária, com o uso do multímetro conseguiremos medir nossa voltagem desejada, foi gratificante ter colocado esse trabalho em prática agregando no nosso conhecimento e no desenvolvimento cotidiano

REFERENCIAS:

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