Artigo Científico- Crise Dos Mísseis

A Crise dos Mísseis 

André Luiz 
Camila Ferreira 
Crislane Leite 
Fabrícia Soares 
Jean Carlos 
Jessilene Miriam 
Lorena Paula 
Luiza Oliveira 

Print de Cuba, país com localização de um arquipélago de ilhas do caribe situado na América Central, com Coordenadas Geográficas de 21 30 N, 80 00 O, Print do Google Earth com localização exata. ( Link aqui )



Resumo: Este presente trabalho visa analisar o episódio que durou o total de 13 dias o qual se iniciou no dia 16 de outubro de 1962 e teve fim dia 28 de outubro do mesmo ano. Tal incidente, foi o período de problemas entre União Soviética e Estados Unidos, e também seus recursos socioeconômicos e políticos da época juntamente com os da atualidade. Seu impasse teve destaque as instalações realizadas pela URSS em Cuba e os novos embargos econômicos daquela época.
Abstract: This paper aims to analyze the episode that lasted the total of 13 days which began on October 16, 1962 and ended on October 28 of the same year. Such an incident was the period of problems between the Soviet Union and the United States, as well as its socioeconomic and political resources of the time together with those of the present time. Its deadlock was highlighted by the installations carried out by the USSR in Cuba and the new economic embargoes of that time. 

Palavras-Chave: Economia; Socialismo; Capitalismo; Cuba; Política. 

Introdução: Os Estados Unidos deixou uma grande marca no mundo após a exibição da destruição em massa que sua Bomba Atômica poderia fazer. Usando como exemplo duas cidades do Japão, ela mostrou não só ao inimigo, mas ao mundo o que seria capaz de fazer. Isso foi o estopim para que o mundo em período pós-guerra, começasse a melhorar sua tecnologia e armamentos, a corrida armamentista que proporcionou avanços, também proporcionou novos parceiros comerciais pelo mundo, que davam suporte arsenal para as armas criadas. Após a Segunda Guerra, URSS e Estados Unidos puseram um fim em suas relações, pois buscavam ideologias diferentes de acordo seus regimes políticos no momento (Capitalismo e Socialismo). Na América, maior parte dos países era aliado aos Estados Unidos, a nova grande potência mundial, porém, com a Revolução Cubana de 1959, Fulgencio Batista e sua ditadura em colaboração com os EUA é derrubada por Fidel Castro que transforma Cuba num país Socialista, se aliando assim a URSS. Naquele momento os EUA tinham um único país socialista em seu domínio continental Capitalista. Naquela corrida armamentista o objetivo era mostrar ao adversário todo seu poderio de guerra, e foi isso que a URSS fez, usando Cuba para pôr as bases de seus mísseis nucleares que estavam sendo construídas. Os EUA veem aquilo como uma ameaça e apesar de não atacarem, começam uma missão de enfraquecer Cuba através de embargos comerciais, impedindo seu comercio marítimo e a chegada de produtos vindos de outros países. 

Desenvolvimento: Vários fatores contribuíram para que Cuba fosse de fato um potencial para a URSS. Seus fatores físicos, como o clima tropical úmido com chuvas que contribui para sua vegetação, na qual se destaca na exportação a cana-de-açúcar, o café e arroz, além de nas regiões montanhosas haver diversas espécies de árvores e plantas. Em razão disso sua economia era movida principalmente pela cana-de-açúcar, que antes era exportada para Espanha e depois para os Estados Unidos, quando passou a se unir com a União Soviética, sua exportação era direcionada a países do bloco socialista e para o mundo no geral, já que era um mercado de preços altos vantajosos para o país. Seus negócios econômicos vinham majoritariamente pelo oceano, já que era um arquipélago de ilhas, com hidrografia que condizia com suas condições, apesar de rios e lagos pequenos, sua vantagem são suas correntes que são puxadas e levadas pelo mar, facilitando as exportações por via marítima.  Seus aspectos humanos condizem com seu passado, formado de afro-cubanos, afro-americanos, europeus ibéricos e chineses, a ilha em seus primeiros anos de exploração e colonização ficou sob maior domínio de espanhóis, e como consequência, tem como língua oficial o Espanhol. Apesar de suas vantagens, Cuba ficou sob este embargo comercial dos EUA e dependendo comercialmente e financeiramente da União Soviética para se manter. A tensão entre os países se estendera por dez dias seguidos de negociações entre os EUA e a URSS, uma das exigências impostas era que os EUA não dessem apoio a uma invasão ao território Cubano. Esta tensão chegou ao ápice no Sábado Negro, dia que ficou conhecido como o dia em que o iminente “apocalipse nuclear” poderia acontecer, com duas potências mundiais se atacando e atacando seus aliados.  

Conclusão: Apesar da tensão estabelecida no Sábado Negro, as negociações continuaram, sem ataques de ambos os lados. Uma nova condição da União Soviética foi exigida aos EUA, que o mesmo tirasse seu “material semelhante” (mísseis brasílicos nucleares) da Turquia, país próximo do Leste Europeu. Com as exigências aceitas por ambas as partes, o acordo foi selado e URSS desativou e retirou seus mísseis das ilhas Cubanas, assim como os EUA não atacaram a Cuba e retiraram os seus mísseis. Apesar dos esforços, Cuba viu-se obrigada a abandonar a sua antiga política após o fim do regime da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e de todos os outros regimes comunistas/socialistas da Europa, pois tinha perdido seu mercado consumidor. Sua antiga política era sustentada pelo seu mercado através de potências mundiais e dos blocos socialistas, era um grande exportador de cana-de-açúcar e foi o único país do continente Americano a tentar adotar um regime socialista que visava uma sociedade igualitária e alfabetizada. Hoje sua política tenta restaurar o país após os problemas econômicos passados, o governo estimulou o turismo e economia estrangeira de forma moderada, para reparar os danos causados anos atrás. Sua economia antes se baseava na exportação, e hoje se sustenta de turismo, devido as belezas naturais de suas ilhas, recursos naturais, devido à grande flora e fauna de suas vastas planícies e elevações montanhosas. Apesar de suas belezas e recursos, ainda hoje sofre com ciclones e furacões devastadores. Seu capital humano é um destaque graças ao alto índice de alfabetização do país (99,8%, estimativa de 2015), assim como toda a população tem acesso as necessidades básicas, como água tratada, rede de esgoto, e sua mortalidade infantil é inferior. Todos estes contribuem para que a sociedade de Cuba seja mais igualitária e preze por mais desenvolvimento de seus recursos. Estes resultados foram possíveis graças as mudanças feitas no passado, durante as mudanças que Fidel Castro fez no país. Apesar de abrir suas fronteiras para o mundo e vir tentando recuperar sua nação, ela ainda tem seus pontos negativos em relação a ditadura imposta no país e a violação de direitos humanos, como muitos cidadãos não terem o direito a informações, a oposição ao governo, oposição ao regime praticado, entre outros que vem sendo criticados por ouros países e pela ONU (Organização das Nações Unidas).  
Referências: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilha de Água Sanitária