A queda do muro de Berlim


                                                  A queda do muro de Berlim
                                                                                                Andre Adson Silva
                                                                                                Azucena Gaeschlin
                                                                                                Claudio Henrique dos Santos
                                                                                                Cleiton Da Silva
                                                                                                Joás Damaceno
                                                                                                Lucas Souza
                                                                                                Matheus Melo
                                                                                                 Raquel Lins

                                                                                Orientador: Yuri Oliveira




Resumo: Alemanha foi dividida em duas partes e com isso ocorreu vários problemas sociais, econômicos e políticos. O povo cansado dessa separação decidiu reuniu-se e destruir o muro.
Palavra-Chave: Alemanha Ocidental, Alemanha Oriental, Muro de Berlim , manifestações , capitalismo e comunismo.

Introdução: Após a Conferência de Potsdam a Alemanha foi dividida em quatro zonas ocupada pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética. A União Soviética era comunista e os outros três países eram capitalistas.Com o tempo eles entraram em conflito por competirem e serem agressivos e com isso dividiu Alemanha em duas partes Ocidental que era capitalista e a Oriental que era comunista.

Desenvolvimento: A capital da Alemanha foi dividida em duas partes por um muro de concreto com a extensão de 155 Km, a sua densidade demográfica era de 232,9hab/km², o relevo era marcado pelas planícies no norte e no centro suas montanhas que chegava nos Alpes Bávaros e o clima era temperado com influência oceânica. O muro tinha 302 torres de observação e 127 redes metálicas eletrificadas.
Esse muro foi construído pela República Federativa da Alemanha (RFA) onde ocorria a influência do capitalismo ocidental e pela República Democrática Alemã (RDA) onde a influência era do URSS que deu início a Guerra Fria. Essa divisão ocorreu com o objetivo de manter os habitantes da parte da Alemanha Ocidental fora da área de seu domínio e evitar que os fascista sabotassem o lado comunista.
No final da década de 80 a URSS começou a entrar em colapso e com isso teve várias manifestações nas duas partes da Alemanha querendo a destruição do muro. Nesse mesmo ano os moradores das ambas partes se juntaram, pegaram marretas e outras ferramentas para derrubar o muro, mas quando esse mutirão começou com essa ideia e muitas pessoas morreram tentando destruir o muro. E conseguiram derrubar o muro em novembro de 1989 assim encerrando a guerra fria e tendo a reunificação da Alemanha em 1990.

Conclusão: O pouco que restou do muro hoje em dia foi usado para as pessoas fazerem grafites e foi criado pelo mundo memoriais sobre o muro e a Alemanha conseguiu superar seus problemas que ele teve quando perdeu a guerra e o muro foi construído .


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilha de Água Sanitária