Visão de Óptica


C.E.P.E.S.F

Alunos: Ana Caroline, Adson Souza, Adaias Lima, Azucena Gaeschilin, Laisa Santos, Tais Oliveira e Poliana Almeida

Série: 3° B-V

Difração da Luz

 É o nome genérico dado aos fenômenos associados a desvios da propagação da luz em relação a óptica geométrica. Nas condições rotineiras, como ilustrado na foto ao lado, observamos a difração da luz. Entretanto, a difração das ondas sonoras é difícil de ser evitada.





Interferência da luz

 A Luz é uma onda eletromagnética. E, como todas as ondas ela exibe fenômenos naturais que são destintos daqueles observados com objetos corpusculares, como exemplificado na foto ao lado, ou até mesmo com uma partícula ou uma bola de gude. Essa divisão entre corpúsculos e ondas é um tema central na física.





Espalhamento da Luz


Partículas espalham a luz: esse fato é fundamental e algo com que nos deparamos diariamente, como fato de um céu ser azul, o que é causado por um espalhamento mais intenso de luz azul do que de luz vermelha pelas partículas atmosférica, como ilustrada na foto ao lado, o acabamento da superfície, seja ele brilhante ou fosco, é causado pelas partículas na superfície.














Refração de Luz




É um fenômeno óptico que ocorre quando a luz sofre mudança no meio de propagação, como exemplificada na imagem ao lado, no meio de incidência para o meio de refração, onde a variação de velocidade da propagação.
















Decomposição da Luz

As radiações de cada cor ocorre de forma diferente, ocorrendo pelas ondas. No por do sol, como observado na foto ao lado, os nosso olhos detectam cores avermelhadas e alaranjadas devido ao cumprimento de onda maior que a luz azul.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilha de Água Sanitária