Guerra do Afeganistão ou guerra afegã-soviética
Brenda Barba
David Martins
Gleiciane Santos
Rafaela Lima
Sislene Ramos
Yasmim Rayssa
Yuri Oliveira
Resumo
Este presente trabalho trata sobre a guerra do Afeganistão ou guerra afegã-soviética, um período de guerra civil no Afeganistão marcado pelo envolvimento da União Soviética onde os grupos terroristas tiveram apoio dos Estados Unidos em forma de armamento e a guerra tendo início em 1978 e dura até os dias atuais.
Palavras-chaves: Afeganistão. União Soviética. Guerra Civil. Estados Unidos.
Abstract: This work presents the Afghan war or the Afghan-Soviet war, a period of civil war in Afghanistan marked by the involvement of the Soviet Union where terrorist groups had the support of the United States in the form of arms and the war began in 1978 and lasts until the present day.
Key words: Afghanistan. Soviet Union. Civil war. U.S.
Introdução
Desenvolvimento
Os grupos formados eram conhecidos como os mujahidins (grupos que lutam pela pátria, pelo povo, pelo estado e pela família) para eles essa guerra não era apenas para o poder político e sim uma guerra santa pois o governo socialista era ateu, ou seja os que não acreditam na existência de Deus. Como os muçulmanos são adeptos do islamismo, levam a religião muito a sério. Os mujahidins começaram uma revolta por todo país, de início os soviéticos achavam que dariam apoio para o Afeganistão e a guerra logo acabaria, porém quando chegaram no país perceberam que o exército afegã estava em ruínas, então o exército soviético teve que tomar a frente da guerra, mesmo o próprio exército afegã deixando a guerra os soviéticos resolveram continuar ainda assim achando que a guerra duraria pouco tempo, rapidamente o exército dominou as maiores cidades do país, e os Mujahidins que lutavam ao norte do país afugentaram-se nas montanhas aproveitando a geografia do país. A guerra já estava se tornando cara e cansativa para os Soviéticos, o exército então estava sem entender de onde vinham os recursos dos mujahidins.
Os mujahidins não estavam sozinhos nessa guerra pois tinham o apoie dos Estados Unidos, Paquistão, Reino Unido, Irã, China e outros países que apoiavam com armamentos, dinheiro e suprimentos. Para união soviética seria importante manter o Afeganistão socialista por conta da revolução de 1979 que foi uma revolução islâmica que aconteceu no Irã, e se essa revolução se espalhasse pelo Afeganistão poderia espalhar-se para repúblicas socialistas onde isso não seria bom para União Soviética. Apesar da União Soviética ganhar varias das batalhas, a guerra parecia não progredir para eles, visto do outro lado os mujahidins encararam essa guerra como a guerra santa, muçulmanos vindo de várias partes do mundo para o Afeganistão e juntando-se aos mujahidins, não importavam quantos mujahidins morriam sempre vinham mais e eles tinham várias táticas de ataque contra os soviéticos.
A partir de 1985 os soviéticos perceberam que a guerra estava cada vez mais difícil e começaram a atacar os majahidins com a mesma tática dos norte-americanos, principalmente ataques aéreos, revoltando cada vez mais a população. Um dos grandes problemas dos majahidins com soviéticos foi a força aérea soviética, pois os majahidins não tinham esse recurso que dificultava sua defesa em áreas abertas. Os Estados Unidos apresentou como ajudar para os mujahidins uma arma capaz de derrubar aeronaves com facilidade, estimava-se que uma aeronave era derrubada por dia, assim então majahidins viraram o jogo causando grandes prejuízos para a união soviética.
Em (1985-1986) os Soviéticos começaram definitivamente a sair da guerra mas continuaram dando apoio logístico para os afegãs, com a entrada do novo presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev entre (1985-1991) programou a retirada do exército do país pois a guerra estava saindo muito cara e as pessoas não estavam nada contentes, com o passar dos anos os custos foram aumentando ainda mais, com isso os soviéticos começaram a mudar o controle da guerra e colocar a guerra novamente no controle dos afegãs. Em 1988 o governo tirou o seu exército do Afeganistão, e em 1989 foi retirado da única tropa restante e Mohammad Najibullah assumiu o governo do Afeganistão ainda tendo apoio econômico da União Soviética, porém quando os Soviéticos parou de prestar esse apoio o seu governo caiu. Os Soviéticos não tiraram aproveito da guerra pois não conseguiram derrotar os majahidins e tiveram a perda de milhares de soldados e um prejuízo econômico enorme. Após a guerra os majahidins começaram a lutar entre eles, e foi surgindo novos grupos terroristas e agora bem armados. Já em 2001 uma das pessoas que liderou essa nova etapa da guerra foi Osama Bim Laden que arquitetou um ataque as torres gêmeas nos Estados Unidos, logo por conta disso os EUA declarou guerra contra o terrorismo e a guerra continua no país até o dias atuais. Já em 2016 o Talibã e o Estado Islâmico demonstraram seu poder em uma onda de ataques.
Geografia do Afeganistão.
O Afeganistão encontra-se no continente Asiático, faz fronteira com o Paquistão, Irã, Turquemenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e com a China. Sua capital é Cabul. Está situado a 33 00 N e 65 00 E, segundo os dados coletados o ponto mais alto do Afeganistão é 7.485 m de altitude.
https://www.google.com.br/maps/place/Afeganist%C3%A3o/@34.0048627,53.5966512,2634232m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0x38d16eb6f8ff026d:0xf3b5460dbe96da78!8m2!3d33.93911!4d67.709953
Existem aproximadamente 34 milhões de habitantes e mais que a metade vivem em extrema pobreza, não tem água limpa, eletricidade, e nem moradia porque suas casas são destruídas constantemente nos confrontos, e não tem nem o básico e necessário que é a saúde, estima que a expectativa de vida seja de 43 a 45 anos.
O PIB do Afeganistão é de RS$ 10,2 bilhões e a renda per capita é de RS$345 reais.
O país situa-se em uma região de muitas montanha.
A cordilheira Hindu Kush cobre metade do país e situa-se ao nordestes.
O Afeganistão tem clima continental rigoroso por conta da altitude do território, os verões são bem quentes podendo chegar em até 38º C e tendo registrado de até 49ºC. E aos invernos faz bastante frio. Em Cabul tem os verões bem agradáveis, e os invernos frios. Em Jalalabad com o nível é acima do nível do mar seu clima é subtropical, já em Kandahar o clima é temperado.
O período que o correm mais chuvas é em outubro e abril. O país tem a maior parte da sua área formada por desertor e semidesertos onde em junho e setembro por conta da velocidade dos ventos causam tempestades de areia. A Afeganistão sofre com abalos sismos porque as placas tectônicas na região estão em bastante atrito. Ao sul do país tem pouca vegetação e ao norte crescem árvores como, o Carvalho, cedro e o Pinheiro. A hidrografia do país é construída por rios como o rio Amu Dária o mais extenso da Ásia e faz fronteira com o Tadiquistão, o Helmand que é o mais longo do país e o Hari Rud que situa-se ao oeste. Os principais recursos naturais encontrados no Afeganistão são carvão mineral, chumbo, cobre, enxofre, petróleo, pedras preciosas e gás natural. Mesmo com essa variedade de recursos naturais, ainda assim existem muitos problemas ambientais mas os principais são: poluição da água, poluição do solo, poluição do ar, degradação do solo e desmatamento. Com essa grande lista de problemas ambientais destacando apenas os principais, porém podem agravar os riscos naturais de terremotos secas e até inundações.
Conclusão
Sabe-se que atualmente o Afeganistão está passando por momentos difíceis, de dor e sofrimento.
A ONU "Organização das Nações unidas“ renovou o mandato da missão política das Nações Unidas no Afeganistão para prestar assistência ao governo e ao povo que é afetados pelos conflitos, essa missão é para trazer paz para esse país tão castigado pelo terrorismo.
Assim como o Brasil, o Afeganistão também está em ano de eleição, assim fazendo a esperança do povo se renovar, pois cabe ao governo tomar medidas cabíveis para acabar com essa guerra que tanto castiga.
Com base no que entende-se sobre a atual política do Afeganistão, a ONU e o governo tem que tomar sérias decisões para acabar com o terrorismo no país, apresentar métodos que não precise envolver os civis com guerras, métodos como algum tipo de proposta ou tratado de paz.
Referência
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Afeganist%C3%A3o_(1979-1989)
https://www.google.com.br/amp/s/m.guerras.brasilescola.uol.com.br/amp/seculo-xx/ocupacao-sovietica-afeganistao.htm
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Amu_D%https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terrorismo_no_Afeganist%C3%A3oC3%A1ria
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Mujahhttps://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terrorismo_no_Afeganist%C3%A3oidin
https://www.portasabertas.org.br/categoria/lista-mundial/afeganistao

Comentários
Postar um comentário